terça-feira, 4 de setembro de 2012

ॐ Sankalpa: a resolução interna dos yogis (por Daniel Nodari Mahādeva)


Tudo que fazemos tem uma intenção prévia, não fazemos nada sem nenhum propósito, por isso que adotar um sankalpa é importante para que as nossas ações sejam feitas de forma mais consciente. O hábito de adotar um sankalpa deveria ser feito ao longo de toda a vida e não apenas para as práticas de Yoga.
Sankalpa é uma resolução interna ou uma intenção mental. Defina um pensamento e faça com que todas as suas ações do dia a dia sejam direcionadas para a realização deste pensamento. Acima de tudo, é uma prática de mentalização.
Pense o sankalpa como uma semente de pensamento positivo que é plantado no solo fértil da mente. Além de plantar, a semente necessita de cuidados para que cresça, se desenvolva e crie frutos auspiciosos. É um processo longo e requer perseverança e paciência. Mentalizar uma ou duas vezes não terá valia, você terá que acreditar no sankalpa e repeti-lo quantas vezes for possível.
Por isso que todo o pensamento positivo necessita de uma ação positiva. Pensar e simplesmente esperar que o universo lhe dê de graça é utopia, devemos pensar e agir muito para a realização do pensamento.
Portanto para um bom sankalpa:
• Faça frases curtas, objetivas e claras.
• Use frases com significados positivos e afirmativos.
• Use no mínino 15 sessões o mesmo sankalpa, evite ficar trocando a cada dia, pois se assim fizer nunca realizará algum sankalpa e você perderá a crença nessa prática. A mente necessita de algum tempo, por isso é importante repetir pode muitos dias a mesma intenção, os padrões mentais não mudam com facilidade pois esta baseados nas suas historias de vida.
• Deposite fé na força do seu pensamento.
• Coloque as frases no tempo presente e não no futuro. A nossa única e grande certeza é o tempo presente e não o futuro.
• O sankalpa pode ser feito mais de uma vez por dia, não só na hora da prática do Yoga.
• Prefira repetir 3 vezes com convicção do que repetir uma centena de vezes fazendo a repetição simplesmente por fazer.
• No sadhana: você pode fazer antes de iniciar a prática em si, antes de aprofundar na yoganidra ou como uma prévia da meditação.

Bons sankalpas –  Om Namah Shivaya –
________________________________
Texto de Daniel Nodari Mahādeva – yogashamkara@gmail.com – (51) 9186.1617
YOGA EM CACHOEIRINHA / RS http://yogashamkara.blogspot.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário