Shanti mantras são essencialmente mantras de paz ou orações de paz. Shanti é o termo sânscrito que significa paz. São textos que fazem parte da tradição Hindu e estão inseridos nas Upanishads. O aspecto sutil da energia sonora dos mantras de paz tem por finalidade aquietar a mente de quem os recita, de quem os escuta e dos ambientes onde os Shanti Mantras foram entoados. Além da paz, visam trazer harmonia e felicidade.
Assim, busca se a remoção dos obstáculos físicos e sutis, propiciando uma atmosfera favorável aos sádhanas (práticas espirituais da tradição hindu). A tradicional repetição de três mantras OM no final dos Shanti Mantras visa remover os nossos três grandes obstáculos: Adhi Bhautika (obstáculos físicos), Adhi Daivika (os obstáculos que obstruem os nossos caminhos espirituais) e Adhyaatmica (obstáculos internos referentes ao próprio ser). Adhi Bhautika se refere aos aspectos físicos e mundanos que nos cercam como o próprio meio ambiente, catástrofes naturais, animais, além das pessoas que estão ao nosso redor. Adhi Daivika se refere aos obstáculos sutis dos planos espirituais ou aspectos proveniente de percepções extra sensoriais. Adhyaatmica se refere aos aspectos mentais e emocionais, estados depressivos, problema de auto estima, preguiça, indisposição, falta de crença nas próprias potencialidades, além dos problemas ligados ao corpo, como dores e patologias em geral. Essas três classes de problemas são chamados de Tapa Traya. Tapa Traya é o conjunto de problemas que são os obstáculos para a evolução no sádhana espiritual ou mesmo na própria vida e os mantras buscam amenizar essas perturbações atuando diretamente nos planos sutis e físicos. Portanto a recitação dos Shanti Mantras finalizados com a repetição de três mantras Om visam a eliminação ou dissolução dessas três classes de problemas.
Vários são os Shanti mantras conhecidos, alguns exemplos deles: Om asato mā sadgamaya, om saha nāvavatu, om pūrnamadah, Om sarveshaam swastir bhavatu entre outro que em breve postarei por aqui.
---------------------
Texto de Daniel Nodari Mahādeva
yogashamkara@gmail.com - (51) 9186.1617
YOGA EM CACHOEIRINHA / RS http://yogashamkara.blogspot.com.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário