quinta-feira, 6 de setembro de 2012

ॐ Ushtrásana उष्ट्रसन (postura do camelo) (por Daniel nodari mahadeva)


A idéia deste texto é explorar alguns aspectos do ushtrásana, um ásana de flexão para trás da coluna vertebral. Com bastante objetividade, serão abordadas algumas dicas para aprimorar a prática do ushtrásana. Este texto não invalida a presença de um professor de Yoga, pelo contrário, é sempre indispensável alguém que dê orientação no Yoga. Se você tiver algum problema de coluna ou pressão alta, consulte um médico antes de iniciar a prática de ásanas. Prevenir é sempre o melhor remédio.

Execução

Inicie sentado sobre os calcanhares e depois ajoelhe-se sobre o solo. Faça um pequeno afastamento de até um palmo de distância entre joelhos e os pés. Mantenha o dorso dos pés no solo. Coloque as mãos nos quadris e na medida em que fores exalando vá colocando a palma da mão direita sobre a sola do pé direito e a palma da mão esquerda sobre a sola do pé esquerdo. Caso as mãos não cheguem até a sola dos pés, você pode colocar inicialmente as mãos sobre os calcanhares.
Se mesmo assim esta variação for muito intensa, opte por uma das duas próximas variações que o ajudará na execução da variação mais completa do ushtrásana:
Primeira variação: coloque os artelhos dos pés no solo com as mãos nos calcanhares, isso diminui a intensidade da flexão para trás da coluna, principalmente na região lombar.
Segunda variação: permaneça ajoelhado e coloque as mãos na região posterior das coxas, flexione a cabeça para trás e projete os ombros para trás e para baixo alongando bastante a musculatura da parte alta do peito. Mantenha as coxas na verticalidade em todas as variações do ushtrásana.
Para desfazer o ushtrásana, inspire elevando a cabeça, retire a mão esquerda e depois a direita da sola do pé, ajoelhe-se sobre o solo e depois sente-se sobre os calcanhares. Após o retorno completo compense a flexão para trás da coluna com um ásana de flexão frontal (balásana) ou com o shavásana (deitado com pés e braços afastados do corpo).
O Ushtrásana pode ser precedido ou sucedido por ásanas de flexão frontal da coluna, tais como: paschimottanásana (sentado com perna estendidas e flexionando o tronco sobre as pernas), upavishta konásana (sentado com as pernas bem afastadas e estendidas e com o tronco flexionado frontalmente), padahastásana (em pé, com o tronco flexionado para baixo e com as pernas bem estendidas e unidas) e balásana (sentado sobre os calcanhares, com testa no solo e braços soltos no solo ao lado das pernas). Esses são alguns ásanas para compensar o ushtrásana.

Alinhamento corporal

-observe uma linha vertical dos joelhos até os quadris, mantendo coxas na verticalidade e não inclinando os quadris para trás.
-projeto o osso externo bem para frente, expandindo bem o peito e caixa torácica.
-distribua bem o peso das mãos nos calcanhares para proteger a região lombar.
-mantenha a cabeça voltada para trás com o pescoço alongando, se tiver alguma sensibilidade na cervical não flexione excessivamente o pescoço para trás.
-lembre-se de nunca ir ao ponto mais avançado nos instantes iniciais de qualquer ásana, deixe os músculos e articulações avançarem de forma bem natural a cada ciclo respiratório.
-sempre sinta muito conforto na execução de qualquer ásana.

Benefícios

Ushtrásana tonifica os nervos da coluna, confere elasticidade à coluna vertebral, alonga a musculatura peitoral, amplia a capacidade respiratória e pulmonar e estimula sistema endócrino, digestivo, reprodutivo e circulatório. Alivia a constipação e amplia a circulação sangüínea nos órgãos abdominais, principalmente em rins, pâncreas, fígado e bexiga. Estimula o bom funcionamento das glândulas tireóide e paratireóide. Má postura, cifose, ombros caídos e dores lombares são beneficiados consideravelmente com o ushtrásana. Para praticantes com hernia de disco, lesões cronicas em joelhos e ombros, cardíacos, hipertensos e hipertireóideos não são aconselhados longas permanências, ou dependendo do caso evite e a prática dessa postura. Aumenta a capacidade de concentração, auto-estima, auto-confiança e a sensação de bem estar.

---------------------
Texto de Daniel Nodari Mahādeva
 yogashamkara@gmail.com - (51) 9186.1617
YOGA EM CACHOEIRINHA / RS http://yogashamkara.blogspot.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário